Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Direito

Grupo de Estudos em Conflito e Acesso à Justiça (GECAJ) realiza e convida os interessados para participar do evento Jurimetria e Acesso à Justiça

Extensão, Pesquisa 17 de outubro de 2019. Visualizações: 1287. Última modificação: 17/10/2019 14:10:22

A jurimetria vem se destacando ao longo dos últimos anos. A jurimetria é conceituada como uma ferramenta importante para os profissionais do Direito. Um ponto que reforça esse pensamento é o impacto que o conhecimento estatístico tem na compreensão dos fenômenos jurídicos. A jurimetria já está sendo adotada no Brasil e o questionamento é o seguinte: A jurimetria gera resultados produtivos para as partes que litigam/utilizam os serviços da Justiça brasileira? Qual a sua correlação com o acesso à justiça? O Justiça em Números apresenta, de fato, iniciativas voltadas ao aperfeiçoamento da qualidade e efetividade dos serviços judiciários? E aos jurisdicionados?

O evento tem como objetivo proporcionar uma ampla discussão acerca da jurimetria aplicada ao acesso à justiça e o relatório do “Justiça em Números”, do Conselho Nacional de Justiça, CNJ.

E espera, como resultado, uma ampla participação da comunidade interna e externa, além de um incentivo aos estudos e pesquisas relacionados ao tema do evento.

O evento acontecerá no dia 11 de novembro, às 19 horas, no Auditório da PROEC.

Palestrantes:

Patrício Jorge Lobo Vieira (Juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte. Mestrando em Direito pela UFRN).

Ana Araújo Ximenes Teixeira Mendes (Promotora de Justiça do Ministério Público do Rio Grande do Norte. Professora da Faculdade Católica do RN. Mestre em Direito pela UFC. Doutoranda em Direito pela UNIFOR).

José Albenes Bezerra Júnior (Professor da UFERSA. Vice-Chefe do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas. Coordenador do Grupo de Estudos em Conflito e Acesso à Justiça. Doutor em Direito pela UnB).

Marcus Tullius Leite Fernandes dos Santos (Professor da UFERSA. Professor da UERN. Advogado. Doutor em Direito pela UnB).

As inscrições podem ser feitas no SIGAA: https://sigaa.ufersa.edu.br/sigaa/public/extensao/paginaListaPeriodosInscricoesAtividadesPublico.jsf

Participe!