Direito

Estudante tem monografia aprovada entre as cinco melhores e concorrerá ao “Prêmio Mário e Inah Barros”

Pesquisa 21 de setembro de 2015. Visualizações: 2652. Última modificação: 21/09/2015 19:04:59

Ana Paula da Silva Liberalino é aluno do quinto período do Curso de Direito

A aluna do Curso de Direito UFERSA, Ana Paula da Silva Liberalino, teve sua monografia aprovada entre as cinco melhores e concorrerá ao “Prêmio Mário e Inah Barros”.

A aluna submeteu sua monografia à Comissão Avaliadora da 4ª edição do Congresso de Direito Empresarial Bahia. O evento, que teve grande sucesso nos três anos anteriores, está sendo preparado com base na experiência dos Congressos já realizados e traz os maiores nomes do Direito Empresarial brasileiro para apresentarem os temas ora em discussão neste campo profissional.

O Congresso acontecerá entre os dias 24 e 26 de setembro, em Salvador.

A monografia da estudante Ana Paula da Silva Liberalino (que discute sobre os prazos da locação empresarial a luz do REsp 1323410/MG) foi aprovada entre as cinco melhores e concorrerá ao “Prêmio Mário e Inah Barros”.

Foram selecionadas as cinco melhores monografias na Categoria Profissionais do Direito e as  cinco melhores monografias na Categoria Estudantes de Direito. A aluna do Curso de Direito UFERSA concorrerá com outros quatros estudantes dos estados de São Paulo (2), Pernambuco (1) e Bahia (1). Portanto, será a única representante do estado do Rio Grande do Norte.

Prêmio Mário e Inah Barros 2015

Prêmio terá como objetivo estimular o debate jurídico em torno das novas questões que se apresentam no Direito Empresarial em face do momento econômico, político e social por que passa o Brasil nos tempos atuais, considerando a importância da atividade empresarial para o desenvolvimento do nosso país, através da identificação de problemas e/ou propositura de ideias tendentes a prover soluções que visem a aumentar a eficácia e eficiência nas relações e institutos jurídicos estabelecidos em torno do exercício da empresa.

Marcelo Lauar é doutorando em Direito pela Universidade de Coimbra, Portugal.

As cinco melhores monografias serão apresentadas no IV CONGRESSO DE DIREITO EMPRESARIAL BAHIA, entre os dias 24 e 26 de setembro, e para a melhor delas será atribuído o “Prêmio Mário e Inah Barros 2015” na Categoria Estudante no valor de R$ 10.000,00 (dez mil reais).

A estudante Ana Paula da Silva Liberalino é orientanda do Professor do Curso de Direito da UFERSA, Marcelo Lauar Leite.

No ano de 2012, em 22 de setembro, completaram-se 100 anos do nascimento do Professor Mário Barros, que foi Professor Catedrático de Direito Comercial da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia e advogado que exerceu a advocacia neste ramo por mais de 60 anos.

Naquela ocasião, para marcar o evento, sua família decidiu instituir o “Prêmio Mário e Inah Barros”, que foi atribuído aos vencedores do concurso. Nos anos seguintes, o concurso se repetiu.

Dando continuidade ao projeto, no presente ano ocorrerá o certame sob o título de “Prêmio Mário e Inah Barros 2015” (PMIB | 201 5), tendo como foco “os desafios do Direito Empresarial no atual panorama econômico brasileiro”.

O nome do Prêmio homenageia o Professor Mário Barros e sua esposa de toda a vida, Inah Barros, com quem constituiu família e que sempre o acompanhou na sua vida pública como grande incentivadora de sua vida profissional e acadêmica.

A Comissão Organizadora do Prêmio, constituída pelos Professores Wálber Araújo Carneiro, Silvia Campos França Cohim e Irena Carneiro Martins, juntamente com o Professor Manoel Joaquim Fernandes de Barros Sobrinho, filho mais velho dos homenageados, estabeleceu este Regulamento.

O Congresso acontecerá entre os dias 24 e 26 de setembro, em Salvador.