Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Direito

Professor do Curso de Direito da UFERSA recebe menção honrosa por trabalho apresentado em evento de Direito Internacional da UFC.

Ensino, Pesquisa 22 de novembro de 2015. Visualizações: 1672. Última modificação: 22/11/2015 22:44:31

LADD, Clube da Luta.004O Professor do Curso de Direito da UFERSA Ulisses Levy Silvério dos Reis recebeu menção honrosa pelo trabalho apresentado no II Simpósio de Direito Internacional da Universidade Federal do Ceará (UFC). O evento ocorreu nos dias 04, 05 e 06 de novembro de 2015 na cidade de Fortaleza/CE e reuniu pesquisadores dos mais diversos locais do país para trabalhar com as temáticas relacionadas ao Direito Internacional.

A partir do tema geral “Desenvolvimento, Governança e Sustentabilidade”, foram aceitos artigos científicos nos eixos temáticos “Direito Internacional, Meio Ambiente e Direito do Mar”, “Direito Internacional Penal, Direitos Humanos e Humanitário”, “Direito Internacional Privado, Econômico e Comércio Exterior” e “Direito Internacional Público e Relações Internacionais”. O artigo do Professor Ulisses, enquadrado nesta última linha de pesquisa, intitulava-se  “Um Incipiente Diálogo entre o Supremo Tribunal Federal e a Corte Interamericana de Direitos Humanos”.
Tendo como base de pesquisa o fenômeno dos diálogos constitucionais entre Tribunais Superiores e Cortes Regionais de Direitos Humanos, o artigo problematiza a evolução quantitativa de julgamentos proferidos pelo Supremo Tribunal Federal tendo como base argumentativa paradigmas jurisprudenciais colhidos do trabalho da Corte Interamericana de Direitos Humanos. O artigo, além de ter recebido menção honrosa, em breve será publicado na forma de obra eletrônica temática pela Comissão Organizadora do evento.