O Grupo de estudos em Direito Crítico, Marxismo e América Latina – GEDIC tem artigos aprovados no VII Congresso Internacional Constitucionalismo e Democracia.

Pesquisa 22 de novembro de 2017. Visualizações: 1091. Última modificação: 12/12/2017 15:38:00

Estudantes e professores do curso de Direito da UFERSA, membros do Grupo de estudos em Direito Crítico, Marxismo e América Latina – GEDIC tiveram um pôster e quatro artigos aprovados no VII Congresso Internacional Constitucionalismo e Democracia: O Novo Constitucionalismo Latino-Americano. O evento científico que se consolidou como oficial da Rede para o Constitucionalismo Democrático Latino-Americano no Brasil congrega pesquisadores e programas de pós-graduação strictu sensu em Direito de todo país.

Partindo de estudos que pensam a teoria do direito e do direito constitucional com referenciais “decoloniais”, marxistas e críticos, as reflexões sobre o novo constitucionalismo latino-americano têm a finalidade de promover uma análise dos novos textos constitucionais da América Latina ao enfatizar as demandas por novas configurações do Estado e das instituições, bem como o reconhecimento de novos sujeitos e novos direitos, trazendo, assim, em sua edição de 2017, o centro dos debates para os Direitos da Natureza na perspectiva de Harmonia e Bem viver, além de se estruturar em nove eixos temáticos configurados como espaços para se repensar as relações entre Estado, direito e sociedade frente aos desafios à compreensão e eficácia das novas constituições latino-americanas.

O evento ocorrerá nos dias 26, 27, 28 e 29 de novembro de 2017 na cidade de Fortaleza- Ceará, na Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC). Abaixo, os artigos aprovados:

A construção histórica do direito humano à água: da guerra del água ao reconhecimento internacional. Autores: Ronaldo Moreira Maia Júnior, Daniel Araújo Valença, Rodrigo Vieira Costa.

A crise na democracia representativa, as respostas do constitucionalismo bolivariano e a inclusão das mulheres na participação política. Autores: Pedro Samuel de Medeiros Guerra, Maria Taynara Ferreira Bezerra, Daniel Araújo Valença.

A luta pela terra e a questão indígena-camponesa: Conquista da reforma agrária na Bolívia, consciência de classe e reflexos no texto constitucional. Autores: Lijohara Júlia de Sá Souza, Dayane da Silva Mesquita, Ronaldo Moreira Maia Júnior.

Violência contra a mulher na América Latina: Reflexões sobre “evoluções” legislativas e permanência do conservadorismo patriarcal. Autoras: Luana Paula Moreira Santos, Giulia Maria Janelle Cavalcante, Ana Vitória Saraiva de Azevedo Pontes.

Marxismo e América Latina: Lutas políticas e novos processos constituintes. Modalidade pôster. Autores: Lijohara Júlia de Sá Souza, Pedro Samuel de Medeiros Guerra.

Para mais informações sobre o evento e acesso a relação dos trabalhos aprovados: https://www.conpedi.org.br/eventos/viicongressointernacional/