Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Direito

Nota Pública

Responsabilidade Social 2 de junho de 2020. Visualizações: 973. Última modificação: 04/06/2020 17:49:11

NOTA DOS(AS) PROFESSORES(AS) DO CURSO DE DIREITO DA UFERSA SOBRE O PARECER Nº 00082/2020 DA PROCURADORIA FEDERAL NESTA INSTITUIÇÃO

Nós, Professores(as) do Curso de Direito da UFERSA infra identificados, vimos a público expressar nossa discordância e inquietação com os termos do parecer nº 00082/2020, formulado pela Procuradoria Federal na UFERSA nos autos do Processo Administrativo nº 23091.014783/2019-51.

Entendemos que o parecer extrapolou o âmbito da consulta formulada pela PROGEPE e fez afirmações que atacam o direito constitucional de professores e professoras à licença para tratamento de saúde e a competência dos órgãos técnicos para atestar as condições de fruição desse direito.

O texto do documento é inquietante, pois parece traduzir uma visão restritiva de direitos dos(as) servidores(as) públicos e da autonomia da cadeia administrativa de tomada de decisão na nossa instituição. A dignidade no trabalho e a autonomia universitária são direitos e condições garantidos no nosso ordenamento jurídico em vigor e o seu exercício regular não deve ser criminalizado.

Por fim, é também motivo gerador de rechaço a própria forma de materialização documental do parecer, que utiliza uma linguagem agressiva e sentenças sem sustentação fática, o que, a nosso ver, indica uma quebra do dever de respeito e urbanidade que cabe aos agentes públicos.

O desenvolvimento de teses interpretativas divergentes é uma característica central do métier dos juristas. Apesar disso, esse trabalho retórico deve ser feito respeitando os parâmetros éticos normativamente estipulados. Rechaçamos qualquer comportamento que rompa com esse dever funcional.

Estamos atentos(as), buscando sempre o exercício da atividade acadêmica autônoma e reta, com o objetivo de fomentar a construção de um ambiente institucional equilibrado e livre de conflitos excessivos que dificultam o exercício do livre pensar.

Mossoró, 02 de junho de 2020

Ana Maria Bezerra Lucas

Arleide Meylan

Daniel Araújo Valença

Daniel Alves Pessoa

Felipe de Araújo Castro

Gilmara Joane Macêdo de Medeiros

Jairo Rocha Ximenes Ponte

Lizziane Souza Queiroz Franco de Oliveira

Luiz Felipe Monteiro Seixas

Marcelo Lauar Leite

Mário Sérgio Falcão Maia

Rafael Lamera Giesta Cabral

Raquel Araújo Lima

Ramon Rebouças Nolasco de Oliveira

Rodrigo Ribeiro Vitor

Rodrigo Sérgio Ferreira de Moura

Rodrigo Vieira Costa

Oona de Oliveira Caju

Talita de Fátima Pereira Furtado Montezuma

Thiago Arruda de Queiroz Lima

Ulisses Levy Silvério dos Reis

Wallton Pereira de Souza Paiva