Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Direito

Professor do Curso de Direito da UFERSA lança podcast com conteúdos jurídicos

Arte e Cultura 5 de agosto de 2020. Visualizações: 403. Última modificação: 05/08/2020 15:16:14

Está no ar o Podcast “A Carranca”. Trata-se de uma ação coordenada pelo professor Dr. Felipe de Araújo Castro, cujo objetivo é o de divulgar as produções científicas dos cursos de graduação e pós-graduação em Direito da UFERSA. O projeto nasceu do desejo de explorar esta modalidade de comunicação como um importante recurso de difusão acadêmica.

O título “A carranca” homenageia o artesanato nordestino. De origem incerta, estes artefatos são populares em nossa região, representados por figuras híbridas – que misturam características de ser humano com animal. Apesar da aparência assustadora e de ter entrado para a nossa linguagem como um adjetivo que denota uma qualidade “mal humorada”, elas simbolizam a “boa sorte” e são utilizadas para espantar o “mau olhado”, abrindo os caminhos para uma jornada frutífera. Por esta razão, são utilizadas frequentemente em embarcações do Rio São Francisco e nas entradas das casas brasileiras.

Desta maneira, o podcast “A Carranca” espera ter um longo e proveitoso caminho. Ele pode ser ouvido na plataforma de streaming Spotify. Os primeiros episódios, já publicados, divulgam as conferências realizadas no I Seminário Teorias Críticas do Direito, promovido pelo Grupo de Pesquisa de título homônimo.