O Projeto de pesquisa Esperança Garcia, coordenado pelo professor Dr. Daniel Alves Pessoa e vinculado ao grupo Teorias Críticas do Direito, do Observatório de Práticas Sociojurídicas, vai realizar o minicurso “O uso de inteligência artificial no Direito”, ministrado pela professora Márjory da Costa Abreu.
Os encontros vão se realizar nos dias 04/05, 07/05 e 11/05, sempre das 9h às 11h.
A atividade tem por objetivo proporcionar um diálogo sobre o campo da inteligência artificial, a partir da ciência da computação, a fim de que as pessoas da pesquisa no campo jurídico possam acessar os conhecimentos básicos sobre aquela outra área. Dessa forma, os encontros abordarão os seguintes temas: 04/05 – noções gerais e conceituais sobre inteligência artificial; 07/05 – entendendo os dados no contexto da inteligência artificial; e 11/05 – as potencialidades e impactos dos usos da inteligência artificial no campo do direito. A formação possibilitará a compreensão sobre a inteligência artificial no Direito, para que pesquisadoras e pesquisadores possam desenvolver as análises sobre o Projeto Victor – inteligência artificial em operação no Supremo Tribunal Federal.
A Professora Márjory da Costa-Abreu é Professora Sênior de Inteligência Artificial aplicada na Sheffield Hallam University (Reino Unido). Reconhecida como Sênior Fellow na Higher Academy of Education (Reino Unido). Atualmente, trabalha como tutora de Pós-Graduação em Computação. Sua principal área de pesquisa é a inteligência artificial aplicada. Faz parte do Conselho Editorial e é uma das editoras associadas do IET Biometrics. É membra do Conselho Especial de Segurança da Informação da Sociedade Brasileira da Computação.
As inscrições para o minicurso podem ser feitas no link: https://sigaa.ufersa.edu.br/sigaa/public/extensao/loginCursosEventosExtensao.jsf
Os encontros acontecerão via Google Meet, nas seguintes salas: 04/05 (http://meet.google.com/syk-kpjx-ezd); 07/04 (http://meet.google.com/whu-csbz-pcy) e 11/05 (http://meet.google.com/ghw-xffz-fea).