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Direito

SOCIOLOGIA JURÍDICA DIVULGA PRODUTOS PEDAGÓGICOS PRODUZIDOS NO SEMESTRE REMOTO

Ensino, Estudante 28 de maio de 2021. Visualizações: 738. Última modificação: 28/05/2021 13:37:23

A disciplina de Sociologia Jurídica, ministrada pela professora Ana Maria Bezerra Lucas, desenvolveu, ao longo do semestre remoto 2020.2, projeto de ensino no qual os discentes foram estimulados a relacionar os conteúdos trabalhados nos textos de autores como Durkheim, Weber, Bourdieu, Hannah Arendt, Theodor Adorno e Max Horkheimer, da socióloga brasileira Maria da Glória Bonelli e do professor e jornalista Eugenio Bucci, com situações atuais, e criar um conteúdo informativo, criativo e direcionado a um determinado grupo social.

O resultado, concretizado em produtos pedagógicos, pode ser visto aqui.

Sete grupos de discentes foram necessários para a realização dessas atividades. Os discentes deveriam demonstrar aptidão para a criação de conteúdos que pudessem levar informação com criatividade, demonstrar a sua capacidade de argumentar e defender uma ideia. Antes da elaboração do material didático, os (as) discentes receberam algumas orientações importantes:

  1. O material didático deveria ter como foco explicar, ensinar algo a alguém ou a um grupo social;
  2. Para ser considerado didático o material deveria possuir as seguintes características:

           a) Deveria ser comunicativa (tem de ser de fácil compreensão para o público visado);

           b) Possuir uma estrutura (isto é, ser coerente nas suas partes e ao longo do seu desenvolvimento);

        c) Ser pragmática (de modo a oferecer os recursos suficientes que permitam ao discente demonstrar a relação entre os conhecimentos adquiridos na leitura e a sua capacidade de repassar a informação adquirida para outras pessoas ou grupos);

       d) Possuir algum dos seguintes formatos: vídeos, cartilhas, jogos, fotografias, cartazes, matérias de jornais e revistas, musicas etc.

Além disso, na criação do Produto Didático, os discentes deveriam cumprir os seguintes requisitos:

1 – Explicitar o objetivo da criação do produto pedagógico;

2 – Apresentar o tema que pretendia divulgar no produto (relacionado com as temáticas discutidas no componente curricular de Sociologia Jurídica);

3 – Identificar o público-alvo a que se destinava o produto;

4 – Eleger a forma como o produto seria divulgado – (Canal do YouTube, Cartilha, Perfil no Instagram etc.)

5 – Manifestar as intenções futuras que o grupo pretendia com o produto.

 

Foram criados sete produtos: dois perfis no Instagram, um podcast e quatro cartilhas.

O resultado pode ser conferido abaixo na página do Curso de Direito.

 

 DESCRIÇÃO DO PRODUTO

CARTILHA: Descubra os impactos das fake news na sua vida. E o que você pode fazer para identificar e fugir delas.

Autores: Carla Milena Moreira da Silva, Glória Maria Rodrigues Deodato, Maria Talita Lima da Silva e Suzana Ferreira da Silva.

Apresentação: Essa cartilha foi desenvolvida por estudantes do curso de Direito, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, através do componente curricular de Sociologia Jurídica e do estudo da obra “Entre o Passado e o Futuro” de Hannah Arendt. Com a finalidade de ajudar os usuários das redes sociais a identificar e combater as fake News, bem como compreender a influência das notícias falsas nas suas vidas, esta cartilha conta com uma breve passagem pelos perigos das fake News ao longo da história do Brasil e o do mundo, além de conter um tutorial sobre como denunciar essas notícias nas diversas mídias sociais.

Clique aqui: Descubra os Impactos das Fake News na sua Vida

Link  do vídeo de divulgação da cartilha: https://www.youtube.com/watch?v=WMC_lCdPrEI

 

DESCRIÇÃO DO PRODUTO

PERFIL NO INSTAGRAM: Mulheres de Atenas

Autores: Aline Nobre, Flávia Alessandra, Lucas Matheus, Mayara Katlen, Pedro Victor.

Apresentação: Olá, tudo bem? Somos alunos do curso de direito da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e, por meio dessa mensagem, gostaríamos de apresentar nosso projeto intitulado “Mulheres de Atenas”. Caracterizado como um perfil do Instagram, nossa página visa, sobretudo, atingir, como público alvo, mulheres isgêneros e mulheres transgêneros jovens e adultas, de qualquer raça, cor, classe, origem étnica ou econômica e condição sexual. Dessa forma, buscamos promover, mediante o referido, a disseminação dos direitos das mulheres, mediante o acesso à informação, de forma democrática e acessível, assim como ajudá-las a reivindicar seus direitos mediante os órgãos responsáveis. Além disso, almejamos também, viabilizar a redução das disparidades de gênero, colaborando para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária entre os gêneros feminino e masculino, relacionando com os ensinamentos difundidos nas aulas de Sociologia Jurídica. Dado o exposto, pretendemos continuar com o perfil ativo durante toda a nossa jornada acadêmica, uma vez que desejamos, de fato, nos tornarmos agentes de mudanças dentro da nossa área, sobretudo, no que diz respeito aos direitos das mulheres.

Link:@mulheresdeatenas_1  – https://instagram.com/mulheresdeatenas_1?utm_medium=copy_link

Material Didático: Apresentação – Mulheres de Atenas

 

DESCRIÇÃO DO PRODUTO

PODCAST: Atemporal

Autores: Damares de Morais, Deisy Alves, Karen Suelen e Maria Luisa Firmino de Morais.

Apresentação: Olá, criamos um podcast para abordar as principais teorias de autores clássicos da sociologia e fazer uma análise de diversas situações contemporâneas que se relacionam com elas, a partir de um olhar crítico e estudantil, além de usufruir de uma linguagem acessível e interativa. Estamos disponíveis nas plataformas de streaming mais populares, como Spotify, Google podcasts, Breaker, RadioPublic, dentre outras. Em nossa primeira temporada, iremos tratar de alguns temas e conceitos trazidos pelo sociólogo Max Weber em seu livro “Economia e Sociedade”, com episódio novo toda quarta-feira e domingo. Acompanhe-nos e fique por dentro tanto de assuntos atuais, como também de teorias sociológicas clássicas de uma forma bem dinâmica!

Link de acesso: https://open.spotify.com/show/048RkytAZleJZN1s6hOnXL

 

DESCRIÇÃO DO PRODUTO

CARTILHA: Guia Prático das Profissões Jurídicas

Autores: Avner Pinheiro, Ezio Estanislau, Lineker Gadelha, Gabriel Vitor Mendes, Rosana Aires 

Apresentação: Olá, queridos leitores! Tudo bem? O objetivo maior deste trabalho é servir de guia inicial, de porta de entrada para aqueles que ingressaram no curso de Direito e que ainda não sabem exatamente que profissão exercerem uma vez acabados os dias da graduação. Nós, os responsáveis pelo trabalho, provavelmente assim como aqueles que o lerão, somos apenas discentes novatos da área jurídica, interessados nas carreiras e oportunidades oferecidas pelo nosso curso e, mais ainda, na propagação de um conteúdo que possa vir a servir como um primeiro contato entre o jurista em formação e as inúmeras possibilidades à sua frente. A ideia do trabalho surgiu justamente da carência, por nós percebida, de muitos estudantes recém-ingressados na graduação em Direito de um material sucinto e abrangente, na medida necessária para a exposição do aluno às diversas possibilidades do curso, e na possível formação de um caminho na cabeça do referido aluno, que este poderá eventualmente vir a trilhar. Ao nosso ver, o material é válido, pois a falta de um norte, mesmo que provisório, na cabeça do aluno, pode levar a consequências negativas, como o abandono do curso ou o atraso na preparação para atingir seus objetivos finais. Sem falar que a delimitação de um caminho a ser seguido pelos alunos, desde os primórdios do estudo jurídico, facilita bastante a concretização de seus objetivos de maneira mais célere do que se somente se preocupassem com sua carreira uma vez deixada a gloriosa Academia para trás. E para aqueles que se interessarem por um ou outra carreira, nossa orientação é apenas uma: pesquisem o quanto antes acerca dessa carreira de maneira mais aprofundada, descubram se é realmente aquilo que querem e, no caso de uma resposta positiva, procurem traçar um plano de ação de como vocês irão agir durante o curso de Direito e após, de forma a tirarem os planos do papel da maneira mais eficaz possível. Dito isso, espero que todos aproveitem ao máximo o material.

Clique aqui: Guia Prático das Profissões Jurídicas

 

DESCRIÇÃO DO PRODUTO

Cartilha: Guia Prático para identificação e combate às Fake News.

Autores: Alexsander Silveira, Alexandre Fernandes de Oliveira Frutuoso, Carlos Jardel do Vale, Elmer Giovani Egoavil Llanos, Juan Carlos Vasconcelos Almeida, Vanessa Dantas Pinto.

Apresentação: Olá, somos estudantes do curso de Direito da Universidade Federal Rural do Semi-árido. Este trabalho é inspirado no artigo “Pós política e Corrosão da Verdade” de Eugênio Bucci, proposto na disciplina de Sociologia Jurídica. Durante o contato dos integrantes com obras que tratavam de temáticas como a pós-verdade e fake news, a equipe foi instigada pelo fato de que muitas pessoas estavam suscetíveis ao domínio de ideias, sumariamente por desinformação. Esta cartilha foi desenvolvida com o objetivo de informar as pessoas sobre fake news, como modo de contornar o impasse supracitado, auxiliando os interlocutores na identificação e combate às diversas notícias falsas, as quais são expostos no cotidiano. Agradecimentos à professora Ana Maria Bezerra Lucas, por orientar seus estudantes a pensar o direito de forma sensível e crítica. Durante o contato dos integrantes com obras que tratavam de temáticas como a pós-verdade e fake news, a equipe foi instigada pelo fato de que muitas pessoas estavam suscetíveis ao domínio de ideias, sumariamente por desinformação. Esta cartilha foi desenvolvida com o objetivo de informar as pessoas sobre fake news, como modo de contornar o impasse da desinformação e domínio ideológico, auxiliando os leitores na identificação e combate às diversas notícias falsas, as quais são expostos no cotidiano.

Clique aqui: Guia Prático para identificação e combate às Fake News

 

DESCRIÇÃO DO PRODUTO

PERFIL DO INSTAGRAM: Nossos Direitos

Autores:  Airton Hélio Bezerra Lima de Freitas, Divani Silva da Costa, Gisele Marnia Cavalcante Lima, Maria Rita Freitas Claudino e Rafael Bruno da Silva Leite.

Apresentação: O Projeto foi desenvolvido por uma equipe composta de 5 alunos matriculados no segundo semestre do Curso de Graduação em Direito, na Universidade Federal Rural do Semi-Árido. O objetivo que se deseja alcançar, é o de entender como a sociedade enxerga o processo de vacinação durante o período de pandemia e conscientizar os indivíduos, da melhor forma possível, após suscitar nestes, um sentimento de responsabilidade coletiva ao relacionar o contexto que a humanidade enfrenta atualmente, com o conteúdo de Moral Cívica, analisada na obra “Lições de Sociologia” do sociólogo Émile Durkheim. Para alcançar esse propósito, foi criada uma página no Instagram que estabeleceu, de maneira bem didática e lúdica, um contato direto entre os produtores dessa iniciativa e o público em geral, principalmente as pessoas que possuem acesso à informação, mas optam por não verificá-la, por apresentarem dificuldades na compreensão do conteúdo ou pela falta de interesse, dada a duração das matérias ou reportagens. Todas as nossas publicações são redirecionadas às dúvidas dos nossos seguidores, e para tal, elaboramos um formulário no google forms que já foi finalizado. A atividade foi iniciada oficialmente no dia 06 de maio de 2021 com a criação do perfil @_nossosdireitos, embora, esse canal informativo já estivesse sendo idealizado desde abril deste ano. Não foi definida uma data para conclusão, visto que, se objetiva a continuidade do projeto, com abordagens de outros temas atuais, conteúdos sociológicos e jurídicos.

Link: @_nossosdireitos – https://instagram.com/_nossosdireitos?utm_medium=copy_link

Material Didático: Publicações @-nossosdireitos

 

DESCRIÇÃO DO PRODUTO

 

Cartilha:  Indústria Cultural e suas implicações na sociedade contemporânea

Autores: Bruna Thomás, João Vitor Medeiros, Luana Clara, Maria Eduarda e Maria Luísa Dantas.

Apresentação: Somos alunos do 2° período do curso de Direito da UFERSA e gostaríamos de compartilhar esse material didático em formato de cartilha pedagógica desenvolvida por nós, com o tema: Indústria Cultural e suas implicações na sociedade contemporânea, criada com o principal objetivo de direcionar a disseminação do conteúdo e a consequente conscientização do público jovem, estudantes com idades entre 15 e 25 anos, presentes em instituições de ensino públicas e privadas de ensino médio, cursos preparatórios para ENEM e vestibulares, bem como em universidades. A fim de promover o posicionamento crítico acerca dos movimentos que os pilares da Indústria Cultural nos submete, além de apresentar os principais teóricos e os caminhos adotados por eles pra estruturar essa discussão, sua propagação se deu pelo acesso através de Drive distribuído por meio de link compartilhado pelos integrantes do grupo em suas redes sociais, buscando atingir o máximo de instituições possíveis, com o objetivo que os alunos também compartilhassem entre si, aumentando ainda mais o meio de divulgação. Dessa forma, buscamos disseminar, conscientizar e formar uma população que pense e possa agir criticamente nesse meio, diante dos impactos de controle e manipulação da Indústria. Trata-se de uma cartilha com breves conceitos e explicações e, ao final dela, a apresentação de algumas indicações de filmes, séries, livros, sites e podcasts sobre o assunto, objetivando a possibilidade de um maior aprofundamento acerca do tema a quem interessar, disponibilizando uma série de possibilidades para todas as preferências.

Clique aqui: Cartilha Indústria Cultural