Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Direito

Discente do Curso de Direito participa de Intercâmbio Internacional

Estudante, Internacionalização 21 de novembro de 2022. Visualizações: 629. Última modificação: 21/11/2022 17:53:10

O estudante Adailson Pinho de Araújo, do curso de Direito da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), foi o único brasileiro da região Nordeste e de uma universidade federal do Brasil selecionado para um intercâmbio financiado pela Fundação Botín, ligada ao Banco Santander, com atividades na Colômbia, Espanhol e Brasil. 

Os 32 participantes, advindos de 16 países, estão no Programa para o Fortalecimento da Função Pública na América Latina e recebem treinamento com conteúdo acadêmico em 5 áreas: Políticas Públicas, Ética Pública, Criatividade e Inovação, Liderança e Habilidades Pessoais e Tendências Globais e Sustentabilidade, com o objetivo que mais jovens se dediquem ao público. 

De acordo com Adailson, o interesse pelo serviço público foi uma das motivações para a inscrição no programa. “Sempre pensei na carreira de serviço público como uma forma de mudar minha realidade, a de minha família e do país”. 

“A possibilidade de realizar um intercâmbio ainda durante a graduação foi outro fator que pesou na decisão de participar da seleção”, acrescenta. 

A décima terceira edição do Programa iniciou em 17 de outubro na Escuela de Gobierno da Universidad de los Andes (Bogotá, Colômbia), com aulas teóricas e práticas sobre competências de liderança pública, inovação pública, sistemas eleitorais e vocação para política. 

 

Em Polaciones, região do Valle del Nansa (Espanha), os intercambistas participaram de atividades outdoor training e escalaram um pico de 1500m com a alpinista Edurne Pasaban, a primeira mulher a escalar todos os quatorze picos de oito mil metros do mundo.

 

Em Santander, as atividades se desenvolveram no Centro Botín, um centro de arte projetado pelo arquiteto e vencedor do Prêmio Pritzker Renzo Piano, com oficinas de criatividade, canto, coral e coaching grupal.

Na região da Galícia, os intercambistas fizeram o mundialmente famoso Caminho de Santiago, que se trata de percursos dos peregrinos que afluem a Santiago de Compostela desde o século IX para venerar as relíquias do apóstolo Santiago Maior. Enquanto realizavam o caminho, nas cidades que o compõem, participavam de várias oficinas de sustentabilidade, preservação ambiental e mudanças climáticas. 

 

Atualmente, os estudantes contam com aulas e atividades em Madrid, na sede da Fundação Botín. Com temas que transitam desde geopolítica da América Latina, organismos internacionais, sistema prisional no Brasil, democracia, até comunicação efetiva, segurança no trânsito e blockchain

Em Madrid, ocorreu também uma audiência com Felipe VI, Rei da Espanha, no Palacio de la Zarzuela, uma visita ao Congresso de los Diputados e um encontro com a Ministra de Justiça da Espanha. Ocorrerá ainda uma visitação à Universidade de Salamanca nos próximos dias. 

 

 

“Sou muito grato à Fundação Botín por desenvolver este Programa que considero sui generis e muito importante para todos nós que estamos aqui. Toda a formação se estrutura em três princípios básicos: integridade, proatividade e vocação de serviço. Consigo enxergar não só o meu país, mas também a região, com outros olhos a partir de agora. Acredito ser precisamente no serviço público que está a chave de qualquer mudança positiva e estrutural de nossa América Latina”, diz Adailson. 

A décima terceira edição está programada para finalizar em 1º de dezembro de 2022, na Fundação Getúlio Vargas (Rio de Janeiro).