O professor Daniel Pessoa, docente permanente do Curso de Direito da Ufersa, receberá, no dia 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos, a comenda Mery Medeiros para Defensores e Defensoras de Direitos Humanos, concedida pela Secretaria Estadual das Mulheres, Juventude, Igualdade Racial e Direitos Humanos (SEMJID) e o Conselho Estadual de Direitos Humanos e Cidadania (COEDHUCI) do Rio Grande do Norte (clique aqui).
O docente tem longa atuação na advocacia de Direitos Humanos e, na Ufersa, é um dos Coordenadores do Centro de Referência em Direitos Humanos do Semiárdio (CRDH), sendo responsável pelo projeto Escritório Popular Paulo Freire, que realiza assessoria jurídica e defesa de defensores e defensoras de direitos humanos e de movimentos sociais populares.
Atualmente, o Escritório Popular Paulo Freire, em parceria com o CRDH Marcos Dionísio, acompanha os casos dos assassinatos do discente da Ufersa Luan Carlos Melo e do jovem estudante Giovani Gabriel de Sousa.
Por essas atuações, o professor Daniel Pessoa receberá a comenda na categoria Segurança Pública, Acesso à Justiça e Combate à Violência.