Plano de Ação da Coordenação do Curso de Direito
Gestão 2019-2021
A Coordenação do Curso de Direito da UFERSA, atenta às exigências elaboradas pela Equipe Técnica da Coordenação-Geral de Avaliação de Cursos de Graduação e Instituições de Ensino Superior (CGACGIES), as quais constam no Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação Presencial e à Distância (Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento), publicado em outubro de 2017, e tendo como objetivo envidar esforços para o alcance do maior conceito possível no indicador 2.3 (Corpo Docente e Tutorial -> Atuação do Coordenador), torna público o seu Plano de Ação para o biênio 2019-2021.
Esse documento terá validade bienal e deve ser apresentado pela Coordenação do Curso de Direito no início de suas gestões, findo cada pleito eleitoral. A modificação nominal da gestão acadêmica do curso não pode constituir obstáculo para a não apresentação do plano de ação. Sua existência justifica-se na necessidade de assegurar a transparência – via publicização e compartilhamento de informações – do regime de trabalho (dedicação exclusiva) da Coordenação para o cumprimento das suas tarefas/demandas e aprimorar o relacionamento entre docentes, discentes e técnicos-administrativos vinculados ao curso, o que repercute na melhoria contínua das atividades de gestão a serem empreendidas.
Para o biênio 2019-2021, que teve início em 14/05/2019 e fim em 13/05/2021 , a Coordenação do Curso de Direito executará as seguintes tarefas:
- Lembrar aos discentes veteranos, via Fórum de Curso do SIGAA, sobre os períodos de matrícula, ajuste e reajuste de matrículas, bem como da importância de tal ato ser realizado o mais cedo possível
- Participar das atividades de recepção dos novos estudantes em conjunto com o Centro Acadêmico Marcos Dionísio
- Apresentar as diretrizes de Trabalho de Conclusão de Curso aos discentes
- Informar os discentes sobre os prazos de entrega dos projetos de TCC e dos termos de orientação durante a primeira semana de aulas.
- Pautar na primeira reunião ordinária do Colegiado de Curso os pedidos de aprovação dos termos de orientação.
- Matricular os discentes nas atividades de Trabalho de Conclusão de Curso, após a aprovação dos projetos e dos termos de orientação pelo Colegiado de Curso.
- Alimentar o SIGAA com os dados das bancas na medida em que as defesas forem solicitadas pelos orientadores.
- Acompanhar sistematicamente as consolidações das notas dos discentes pelos respectivos orientadores.
- Conferir e consolidar as atividades complementares dos discentes.
- Apresentar ao Colegiado de Curso, em sua primeira reunião ordinária, a proposta de modificação da metodologia de recepção dos comprovantes de realização das atividades complementares pelos discentes (do meio físico para o virtual (SIGAA)).
- Divulgação do calendário de aferição das atividades complementares tendo como discentes preferenciais os concluintes.
- Solicitar do Colegiado de Curso a criação da comissão semestral de aferição das atividades complementares.
- Analisar os comprovantes de cumprimento das atividades complementares pelos discentes com prioridade (a ser definida pelo Colegiado de Curso) e consolidá-las no SIGAA.
- Realizar as reuniões ordinárias e extraordinárias do Colegiado de Curso e disponibilizar no site do curso, no tempo mais breve possível, as atas das reuniões.
- Realizar as reuniões ordinárias e extraordinárias do Núcleo Docente Estruturante e disponibilizar no site do curso, no tempo mais breve possível, as atas das reuniões.
- Participar das reuniões do Conselho do Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas (CCSAH) na qualidade de membro nato (Coordenador de Curso)
- Elaborar os horários de aulas para os semestres letivos 2020.1, 2020.2 e 2021.1.
- Informar os docentes sobre o início dos trabalhos de elaboração do horário
- Solicitar do Centro Acadêmico Marcos Dionísio o levantamento das disciplinas optativas preferidas pelo corpo discente
- Convocar o Colegiado de Curso para ouvir as demandas dos docentes e discentes referentes aos horários e apreciar/aprovar a proposta preliminar de horário (esse subitem pode ser dividido em mais de uma reunião e preferencialmente será realizado em reunião(ões) extraordinária(s))
- Auxiliar o Centro Acadêmico Marcos Dionísio na atuação junto ao corpo discente, quando solicitado
- Realizar os atendimentos semanais ordinários para fins de diligenciamento das demandas do corpo discente (horário de atendimento da Coordenação do Curso de Direito disponível em https://direito.ufersa.edu.br/horario-de-atendimento)
- Recepcionar os processos administrativos de quebra de pré-requisito, auxílio financeiro estudantil, abertura de turma especial etc. e emprestar-lhes o devido encaminhamento
- Atualizar a página do Curso de Direito da UFERSA (https://direito.ufersa.edu.br), quando solicitado ou de ofício
- Pautas de médio/longo prazo a serem trabalhadas pela Coordenação do Curso durante o semestre letivo
- Elaboração do novo Projeto Pedagógico do Curso (procedimento iniciado por meio da decisão do Colegiado de Curso tomada em sua 3ª Reunião Extraordinária do ano de 2019, realizada em 14/08/2019)
- Formatação da Comissão de Acompanhamento dos Estágios Extracurriculares do Curso de Direito (medida aprovada na 1ª Reunião Extraordinária do Núcleo Docente Estruturante de 2019, ocorrida em 31/07/2019)
- Implementação do Núcleo de Pesquisa e Extensão do Curso de Direito (previsto no item 09 do Projeto Pedagógico do Curso de Direito)
As metas e ações estipuladas acima terão o seu cumprimento avaliado pelos docentes e discentes do Curso de Direito. Ao fim da gestão bienal, estarão disponíveis nessa página formulários distintos com indicadores de desempenho para fiscalização do cumprimento de metas e eficiência nas ações a serem respondidos por professores e alunos a fim de gerar um feedback sobre o que pode melhorar na atuação da Coordenação do Curso.
Desejamos a todos um ótimo semestre letivo.
Atenciosamente,
Coordenação do Curso de Graduação em Direito da UFERSA (Gestão 2019-2021)
Prof. Dr. Ulisses Levy Silvério dos Reis (Coordenador)
Prof. Dr. Luiz Felipe Monteiro Seixas (Vice-Coordenador)