PLANO DE AÇÃO BIÊNIO 2021-2023
COORDENAÇÃO DO CURSO DE DIREITO DA UFERSA
Para o biênio 2021-2023, a Coordenação do Curso de Direito empreenderá esforços para a execução das seguintes ações e planos:
1) Manutenção do fluxo contínuo de informações aos/às discentes sobre prazos e calendário de matrícula e reajuste via Fórum do SIGAA.
2) Apresentação, no início semestre, aos discentes concluintes e respectivos(as) orientadores(as), das informações necessárias sobre matrícula, prazos, termos de orientação, procedimentos administrativos, aprovação de projetos, defesas e formação de bancas, e consolidação de notas, referentes ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
3) Manutenção e aperfeiçoamento do fluxo de aferição de atividades complementares.
4) Atuação diligente com os processos administrativos dos requerimentos de discentes sobre aproveitamento de disciplinas, aproveitamento extraordinário, turma especial, quebra de pré-requisito, auxílios estudantis, entre outros.
5) Participação e apoio da Coordenação na recepção aos calouros juntamente com o Centro Acadêmico Marcos Dionísio, bem como na divulgação e realização de atividades acadêmicas.
6) Convocação do Centro Acadêmico Marcos Dionísio para indicar representantes estudantis nos órgãos e Comissões do Curso de Direito nos quais os discentes tenham assento.
7) Continuidade da disponibilização das atas das reuniões ordinárias e extraordinárias do Colegiado, do NDE e da Assembleia no site do Curso.
8) Observância e ajuste semestral do calendário de reuniões ordinárias e extraordinárias do Colegiado e do NDE.
9) Participação assídua nas reuniões do Conselho de Centro do CCSAH.
10) Nomeação de Comissão de Trabalho para discussão e elaboração do Regulamento do Núcleo de Práticas Jurídicas, em colaboração com o NDE.
11) Acompanhamento da dotação dos recursos humanos e espaço físico necessários para o funcionamento regular do Núcleo de Práticas Jurídicas.
12) Elaboração dos horários semestrais do período, após escuta dos docentes e do Centro Acadêmico Marcus Dionísio, com a consequente convocação do Colegiado para discutir, deliberar e aprovar o quadro final.
13) Nomeação de Comissão para organização e criação do PodCast do Curso de Direito.
14) Nomeação de Comissão de Trabalho para discussão e elaboração do Regulamento do Núcleo de Extensão e Pesquisa, em colaboração com o NDE.
15) Atuação diligente com os pedidos do Centro Acadêmico Marcos Dionísio, bem como com a divulgação das atividades discentes na página do Curso de Direito.
16) Estabelecimento de horário de atendimento semanal de docentes e discentes.
17) Atualização permanente da página do Curso de Direito, principalmente com a colaboração do Núcleo de Extensão e Pesquisa, para dar maior visibilidade às ações e iniciativas dos docentes e dos Grupos de pesquisa e extensão existentes.
18) Acompanhamento da fase final de aprovação do PPC nas instâncias superiores da UFERSA.
19) Início da implementação do novo PPC, com auxílio do NDE e do Núcleo de Extensão e Pesquisa para processo de escuta de agentes sociais e econômicos da região sobre matérias jurídicas que poderiam ser desenvolvidas no Curso para suprir demandas do Semi-Árido.
20) Elaboração, com apoio do NDE e do Núcleo de Extensão e Pesquisa, de proposta de Curricularização da Extensão, após a aprovação do novo PPC.
21) Aperfeiçoamento, com o apoio do NDE, de instrumentais de Autoavaliação do Curso de Direito.
22) Busca de parcerias para a inserção profissional de discentes do Curso de Direito.
23) Acompanhamento periódico e colaborativo das atividades da Comissão de Acompanhamento dos Estágios Extracurriculares do Curso de Direito e do Núcleo de Extensão e Pesquisa.
24) Organização anual, em colaboração com órgãos colegiados do Curso de Direito e respectivos Núcleos e do Centro Acadêmico Marcos Dionísio, da Semana Acadêmica do Curso de Direito.
25) Instituição de pesquisa e diagnóstico sobre os egressos do Curso de Direito.
26) Instituição de Comissão de Trabalho para, juntamente com o NDE, analisar conjunturalmente as Avaliações Docentes pelos Discentes, com o intuito de propor o planejamento e instrumentais periódicos de aperfeiçoamento das práticas pedagógicas e processos de ensinoaprendizagem do Curso de Direito.
Ao término do mandato, será elaborado um Relatório sobre o cumprimento de metas e a realização das ações empreendidas ao longo do biênio, a fim de dar publicidade e transparência sobre o alcance dos objetivos e as eventuais dificuldades encontradas pela Coordenação. Nesse sentido, é importante também a avaliação dos discentes e dos docentes acerca da execução deste Plano de Ação Biênio 2021-2023 por esta Coordenação.
Rodrigo Vieira Costa
Coordenador do Curso de Direito
Thiago Arruda Queiroz Lima
Vice-Coordenador do Curso de Direito